segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Salam 2012!!!

Salam 2012, bellydancers e admiradores dessa arte!!!

Primeira postagem do ano, que delicia! Feliz ano novo para todos!!! Espero que este seja um ano de muito crescimento e dança para todos! Espero também fazer muitos works, ver muitas amigas dançando, ver minhas alunas brilhando e dançar ao lado de pessoas queridas...

Não esqueçam de enviar seu evento para meu e-mail: deaguirro@hotmail.com, colocarei aqui no nosso espaço com o maior prazer!

Agora vamos aos eventos que irão esquentar a sua primeira quinzena do ano:












Entre as agendas, de grande nomes que virão para Brasília este ano, este blog indica e recomenda:






 

Entre as academias que já estão com as agendas definidas para este ano, temos:


 
Deixo vocês agora com um delicioso texto para começar bem 2012 e com uma deliciosa mensagem para o novo ano...

Dança do Ventre não aumenta a barriga!



Foi por muito ouvir a mesma pergunta em sala que resolvi montar esse texto sobre esse mito criado, que dança do ventre cria barriga. Antes de continuar, quero afirmar: a dança do ventre não é a causa da barriga, isso pode ser outra coisa que vou tentar esclarecer aqui a todas. Espero que gostem e que depois disso venham conhecer essa linda arte. Mas antes de continuar esse texto, não poderia deixar de agradecer ao apoio que tive das amigas: Walkiria Eyre, Aris Medrei e do médico Dr. Ney. Sem vocês esse texto não teria saído com essa riqueza de detalhes.



Como toda história esse mito começa com “Era uma vez...” a aproximadamente 7 mil A.C, data onde os rituais ligadas a Deusa Isis começaram, numa Era onde se cultuava a fartura e fertilidade e o ideal buscado era de mulheres com “ancas” grandes. Havia também o ideal pelo quadril largo, pois essas mulheres têm maiores chances de não ter problema ao "dar à luz" e numa época que não se tinha hospital, era melhor ter uma mulher de quadril grande. A moda da mulher magra veio com o feminismo e com os desfiles de moda, então muito do que irão ver de vídeos antigos de dança do ventre e de desenhos ligados a esses rituais são sim de mulheres mais fartas, porque esse era o objetivo de beleza das mulheres.



Passando para os dias de hoje e elucidando minha explicação, de que dança do ventre não causa barriga, essa arte trabalha com vários grupos musculares da região abdominal e favorece a uma grande queima calórica:



1 - Os primeiros músculos trabalhados e os mais importantes são: diafragma e pélvis. O diafragma todos conhecem, já que cada respiração é comandada por ele (músculos protegidos pelas costelas). Quando aprendemos a ondular o ventre,  controlando o diafragma, conseqüentemente temos cinturas mais finas, com a repetição desse exercício. O músculo pélvico encontra-se na vagina, para senti-lo fazemos como se prendesse a micção e assim controlamos esse músculo. Com a prática temos passos mais definidos e uma postura mais ereta, resultando numa dança mais elegante e no futuro podemos prevenir a contenção urinária.



2 – Outro músculo muito usado é o reto abdominal, muito trabalhando nos exercícios ondulatórios. Esse músculo é tonificado devido à força empregada do diafragma (inflando e encolhendo a parede abdominal), mais a contração e relaxamento da pélvis, em complemento com a própria força empregada pelo reto abdominal. O controle do ritmo do movimento deixa essa linha bem definida.





3 – A cintura é extensivamente trabalhada em movimentos do grupo dos “oitos”, quando usado em complemento com a contenção abdominal (quando se trava o músculo voluntariamente), a região fica mais tonificada e a cintura naturalmente se afina.



4 – Por fim, em toda a dança do ventre e principalmente nos movimentos cadenciados, tem-se uma queima calórica que pode chegar a 400 calorias por hora. E à medida que se intensifica os treinos, os movimentos ondulatórios são mais trabalhados e há uma tonificação da parede abdominal e não um afrouxamento. Ou seja, dança do ventre não cria barriga, diminui!



Agora se a dança do ventre faz tudo isso com o corpo, como é que a questão perdura até hoje? Eu atribuo isso a um grande problema dentro da dança: POSTURA, em muitos casos, a barriga tem relação direta com a postura. A pessoa acerta a postura e a barriga simplesmente some. Além da barriga, problemas posturais também podem levar a um maior acúmulo de gordura, principalmente na região do abdômen. Nesse caso, a gordura localizada não vai ter qualquer ligação com alimentação e sedentarismo, são casos de hiperlordose. Para isso é necessário entrar com a Reeducação Postural Global (RPG) e uma atividade física bem direcionada para contornar o problema. Saindo da área médica e vendo alguns vídeos no youtube, comecei a ver que ombros caídos, além de deixar a dança mais feia esteticamente cria o volume abdominal, ou seja, a dança do ventre não cria uma barriga que antes era inexistente, ela pode evidenciar um outro problema devido a exposição do abdômen, que é a postura.



Em resumo, os benefícios mais visíveis dentro da dança do ventre, para a mulher, podemos citar:

  • Afina a cintura;
  • Enrijece e define a musculatura;
  • Facilita a flexibilidade do corpo;
  • Trabalha com a respiração;
  • Melhora o condicionamento físico e a postura;
  • Proporciona bem-estar físico e mental;
  • Eleva a auto-estima;
  • Ajuda a diminuir cólicas menstruais e prisão de ventre;
  • Alivia o estresse;
  • Resgata a feminilidade;
  • Tonifica e diminui a flacidez dos braços, abdômen, coxas e panturrilha.



Bom, depois de tudo isso você ainda vai deixar de fazer essa linda arte porque acha que cria barriga? Como disse um amigo uma vez, barriga quem cria é a cerveja, o refrigerante, as massas; exercício, seja ele qual for, só queima!

Antes de me despedir, deixo vocês agora com uma mensagem para o novo ano... Espero que esse seja um ano de crescimento para todos nós...


Turmas com Andréa Guirro

Sexta 19h às 20h30 - Oficina Flamenca - Iniciante A
Sábado 9h às 10h30 - Oficina Flamenca - Iniciante B
Sábado 11h às 12h40 - Backstage - Intermediário
Sábado 13 às 14h30 - Oficina Flamenca - Iiniciante A
Sábado 17h às 18h30 - Runway Sudoeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário